Daniel Mazzo

Dr. Gurudas, um médico estudioso dos sistemas florais

Dr. Gurudas foi um médico que estudou muito a respeito de essências florais e fundou a empresa Pegasus Products, que vende florais para o mundo todo. Então,  publicou um livro que acabou se tornando best-seller em 1983, o Flower Essences e Vibrational Healing, by Gurudas.

É interessante que dr. Gurudas era um medico homeopata e deu prosseguimento em seus estudo no campo dos florais. Enfim, como tive acesso a este raro livro, reproduzi um trecho de uma entrevista ao estudioso sobre os sistemas florais.

Ele publicou tabelas de correspondências entre vários sistemas florais. Portanto, alguns florais pesquisados pelo dr. Gurudas, estão disponíveis em alguns sistemas florais aqui do Brasil, como Florais de Minas, Florais de Saint Germain e Florais do Sul.

Trecho do livro Flower Essences e Vibrational Healing, na qual pergunta-se ao dr. Gurudas sobre o Rescue Remedy:

P: Afinal, você pode explicar exatamente quais foram os critérios que o dr. Bach utilizou para combinar as essências florais, em fórmulas, [como o Rescue Remedy], por exemplo?

R: Francamente, ele fez de forma empírica. Este homem era um cientista e um gênio conduzido por metodologia clássica. Apesar de toda a sua simplicidade, ele era um grande cientista. Assim foi a sua motivação e inspiração neste trabalho.

Enfim, dr. Edward Bach conseguiu preservar qualidades suficientes de sua formação científica para realizar as suas pesquisas. Isso seu deu por meio de observação e percepção e em seguida, documentando cientificamente seus achados. Dr. Bach estabeleceu os critérios clínicos que estão sendo utilizados atualmente na investigação de novas essências florais. O fato que ele prescrevia as essências clinicamente é uma de suas principais contribuições para a perspectiva histórica de essências florais, pois ele documentava resultados e publicava tudo imediatamente.

Dr. Gurudas viu nos florais de Bach um futuro favorável

De muitas maneiras, os florais de Bach simbolizam o sistema de cura com essências florais e vem sendo utilizados agora, e haverá um futuro brilhante para eles. Há semelhanças interessantes entre os florais de Bach e muitas das novas essências florais que estão sendo introduzidas atualmente. Os florais de Bach se originaram em arbustos como Gorse e Cerato e em certas flores selvagens, como Mimulus e Impatiens.

Quase metade das flores de Bach vêm de árvores. Esta tendência continuará mostrando como as flores de árvores, muitas vezes, são especialmente valiosas. Como florais de Bach temos Cherry Plum, Crab Apple, Olive, Walnut,  e vários tipos de chestnuts [castanhas]. Como será visto neste e em futuros livros, as flores da árvores de frutas e nozes são particularmente importantes.

O sistema floral de Bach, além disso, inclui a Wild Rose, uma rosa. As rosas são um sistema de cura muito peculiar e se tornarão extremamente importantes no futuro.

Para preparar essências florais de qualidade, as flores devem ser colhidas em seu habitat natural?

Não é essencial que as plantas cresçam no seu habitat natural ou nas mesmas condições climáticas para serem utilizados como uma essência floral. Isto é ilustrado pelo uso de Cerato e Scleranthus no sistema Bach. Cerato é nativo das montanhas do Tibete e China Ocidental, enquanto Scleranthus originou-se na Áustria. Já se viu Cerato em um jardim de flores na Inglaterra e nos Estados Unidos a partir dos anos 1930. Bach usou para produzir essências florais de um desses jardins. Além disso, simboliza que as plantas crescem na natureza, no entanto, os métodos de cultivo orgânicos são necessárias (Os fundadores dos Florais da Califórnia utilizam esse principio).

A catalogação e organização das plantas pra dr. Gurudas

É certamente sensato determinar gradualmente as exatas espécies de plantas, que serão usadas nos agrupamentos botânicos, como dr. Bach fez. E na ocasião, tal como as chestnuts, haviam algumas novas essências em que várias espécies ou variedades da mesma planta combinadas tinham um valor especial.

De qualquer forma, o Rescue Remey foi o primeiro floral combinado, por meio de diferentes essências florais, para ser usado em desequilíbrios específicos.

Referência bibliográficaFlower Essences e Vibrational Healing – dr. Gurudas

Sair da versão mobile