Os florais de Minas foram fundados no ano de 1989 pelo dr. Breno Marques da Silva e por Ednamara Batista Vasconcelos e Marques, com a finalidade de consolidar e divulgar suas pesquisas em terapia floral. A saber, os Florais de Minas estão nas proximidades da cidade de Itaúna, cerca de 80 km da capital mineira.
Os Florais de Minas e as pesquisas científicas
As pesquisas realizadas na sede e centro de estudos são fundamentadas tanto no campo científico quanto no intuitivo e sutil. Assim sendo, tem-se como referências os estudos consagrados pelos grandes pesquisadores e filósofos, da antiguidade aos tempos atuais.
A partir da fundação, os pesquisadores dos florais de Minas tem o propósito de inovar e se aperfeiçoar constantemente. Desde a pesquisa e divulgação das propriedades terapêuticas das essências florais, tanto quanto outras formas de investigações no tocante ao usufruir da natureza, bem como os benefícios que a mesma pode proporcionar à humanidade.
Em suma, o reino vegetal, através das essências florais, suas cocções e extratos fitoterápicos, é o meio supremo, a matéria-prima magnífica empregada para atender as carências do gênero humano. Com o intuito de investigar o novo, os pesquisadores dos florais de Minas desenvolvem também estudos e experimentos em diversos outros campos energéticos da natureza.
Então, os fundadores dos florais de Minas ficaram comovidos com o trabalho do dr. Bach, precursor dos florais de Bach. Foi esta comoção que lhes despertaram uma crucial indagação:
“Não haverá por aqui, país de extensa e diversificada flora, flores que também contenham potencial de cura da alma?”
A forma do questionamento, embora silenciosa, foi imperiosamente ativa para realizar esse funcional sistema floral: os florais de Minas.
Concomitante a esta busca interna por respostas, iniciou-se todo o procedimento do desvelar na natureza, (plantas e flores) daqueles fatores que resultam em reestruturação, reequilíbrio e cura profunda do ser humano. Por isso, dr. Breno, com sua formação acadêmica, versado em questões científicas, trouxe a aplicação desta experiência para esta área da sensibilidade e da sutileza necessária à pesquisa das propriedades curativas das plantas.
Sem dúvida, há uma respeitosa dedicação na abordagem da natureza (através das pesquisas, do cultivo, da produção e da proteção), na revelação dos conhecimentos adquiridos tanto quanto na absorção dos benefícios alcançados (através dos florais de Minas).
Desta forma, realçou-se o lado prático e foi revelado o potencial que reside na natureza por meio do reino vegetal, das raízes às flores. Ednamara, com sua abordagem ligada às correlações simbólicas da natureza e a um vislumbre que tenta ultrapassar às formas exteriores, associou-se mais ao caráter filosófico da pesquisa dos florais de Minas.
Tornou-se então evidente a atenção que despertou no mundo acadêmico, de onde despontam mestrandos e doutorandos que relacionam o tema de suas dissertações e teses às pesquisas e metodologias geradas nos florais de Minas.
“Se o povo brasileiro, por ser o maior apreciador mundial de florais, continua sendo nosso foco principal, todo o contexto que envolve os produtos, pesquisas e metodologias dos florais de Minas, aguça a curiosidade de povos bem distantes”.
Com freqüência, pesquisadores de outros países procuram se acercar desta magnífica e natural possibilidade de tratamento, reconhecida e atestada como valiosa pela OMS.
A pesquisa dos florais de Minas representa a associação das várias seções do conhecimento humano, indo da filosofia clássica à física quântica, dos arquétipos universais ao conhecimento popularizado, da etimologia à mitologia, da assinatura das plantas ao significado profundo de seus princípios ativos e toda a conjugação com o comportamento humano.
Enfim, os florais de Minas são capazes de acionar as forças da natureza, dar equilíbrio e harmonia ao homem, integrando holisticamente os saberes.
Seus fundadores, dr. Breno e Ednamara, aliam os procedimentos de pesquisa, a preparação de material didático, cursos, workshops, congressos, palestras e o gerenciamento que resguarda a elaboração dos produtos.
Em sua filosofia, há um empenho de sensibilidade e respeito nas pesquisas e em toda forma de contato com a Natureza.
Os florais de Minas e o rigoroso controle de qualidade
Na parte laboratorial, dr. Breno, químico responsável e doutor em ciências pela USP, gerencia uma qualificada equipe de químicos, biomédicos e farmacêuticos, nos quais desenvolvem um laborioso cuidado sobre os processos produtivos e de controle de qualidade, visando atender as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Para que se obtenha o máximo de qualidade, há investimentos em equipamentos de última geração, que tendem a propiciar a máxima qualidade à pesquisa, ao controle de qualidade e aos produtos.
Assim, a empresa possui laboratórios de farmacognosia, microbiologia, análise físico-química, microscopia, estereoscopia ótica e digital, além de análise quantitativa de substâncias ativas de plantas, contando inclusive com equipamentos modernos tais como sistema de CLAE/HPLC (cromatografia líquida de alta eficiência) e espectrofotômetro UV-VIS (ultravioleta-visível).
Todavia, apesar do caráter inovador, da erudição e sofisticação de suas pesquisas, do rigor em seu controle de qualidade, como comentado, a empresa é a favor da simplicidade e sensibilidade na abordagem da Natureza, seja ela interna ou externa ao homem.
Investimento em tecnologia de ponta
Através do bioeletrofotograma (kirliangrafia ou GDV – Gas Discharge Visualization) e da cristalização sensitiva em baixas temperaturas (cristais de águas impregnadas por essências florais), os florais de Minas têm desenvolvido pesquisas pioneiras dentro do campo sutil, como atestam suas inúmeras publicações especializadas.
Na diversidade de produtos, os florais de Minas apresentam ao público: as tradicionais essências florais (na forma de essências estoque); e os fi-florais e fi-essências (associações de essências florais e cocções florais, prontas para uso oral), que são fórmulas florais compostas com finalidades específicas e ligadas à harmonia comportamental e energético.
Os florais de Minas estão estruturados em 3 linhas básicas de produtos e níveis de ação curativa:
Essências florais: nível vibracional: hiper sutil – foco de atuação: alma (corpo espiritual) e psique (corpo mental e emocional) – ressonâncias: todos os corpos do indivíduo – composição: essências florais puras.
Fi-essências: nível vibracional: hiper sutil + etérico comportamental – foco de atuação: psique (corpo mental e emocional) – ressonâncias: todos os corpos do indivíduo, porém com ênfase comportamental – composição: essências florais + cocções florais.
Fi-Florais: nível vibracional: hiper sutil + etérico comportamental + etérico orgânico-sistêmico – foco de atuação: corpo etérico e sistemas orgânicos – ressonâncias: corpo físico, mas alguns deles produzem repercussões especiais no corpo etérico – comportamental – ressonâncias especiais: ênfase no corpo etérico-comportamental para alguns dos produtos (Serenium, Victris-H, Victris-M, etc) – composição: essências florais + cocções florais.
Cursos de Florais de Minas
Por fim, os pesquisadores dos florais de Minas também investem muito em cursos de florais, alguns cursos de terapia floral são ministrados no próprio sitio e são apresentadas também as instalações, onde se produzem os florais, a colheita das flores, etc. As vezes ocorrem alguns cursos de florais online. Vale muito a pena conferir e visitar sempre o site abaixo:
Site Oficial do Sistema Floral de Minas
Tags: Minas florais, florais Minas, floral Minas, cursos florais Minas.
Você precisa fazer login para comentar.