Terapia de floral de Bach é um método terapêutico para tratar doenças físicas e/ ou emocionais por meio do ajuste de desequilíbrios emocionais. Os centros primários de saúde são excelentes locais para aplicar a terapia de floral de Bach, uma vez que o seu principal instrumento de trabalho é uma entrevista focada nos pacientes.
Durante um período de 14 meses, um grupo de pacientes recebeu a terapia de floral de Bach em um Centro de Atenção Primária à Saúde na Catalunha, através dos cuidados de uma enfermeira preparada para ministrar a terapia de floral de Bach para o grupo de estudo.
O objetivo deste estudo é descrever os pacientes que receberam o tratamento com a terapia de floral de Bach, os diagnósticos de enfermagem identificados, e da evolução física e / ou emocional, após o tratamento
Os pacientes foram incluídos no projeto com terapia de floral de Bach através de pedidos dos médicos, enfermeiros ou por vontade própria dos pacientes em participarem das pesquisas.
O grupo contém 119 pessoas, das quais 78,15% eram do sexo feminino. As pessoas receberam terapia personalizada até que a suas condições de saúde melhoraram. Sete pacientes foram excluídos desta terapia, uma vez que só receberam o Rescue Remedy.
O período de tempo entre a primeira e a última visita variou de acordo com cada caso e o tipo de personalidade. Foram anotadas 405 visitas no total, uma média de 3,4 por paciente. A melhoria foi medida na escala de EVA: 87,4% dos pacientes que receberam o tratamento, relataram bons ou muito bons resultados de evolução.
A terapia de floral de Bach sugere ser uma boa alternativa para psicofármacos*, revelou-se muito eficaz, com menos efeitos secundários, e menos do que 2% dos pacientes relataram intolerância gástrica.
Palavras chaves:
Floral de Bach, terapia floral, terapia com florais, terapia floral de Bach.
Referencias:
Título original: Emotional support and Bach Flower Therapy.
Oliva i Segura M.
Rev Enferm. 2009 Oct;32(10):16-9. Spanish.
PMID: 20014621
Para acessar o artigo, clique neste link para ser direcionado à página.
*O texto é idêntico ao conteúdo original do artigo. Em alguns países, utiliza-se muito o termo “medicina alternativa”, “terapia alternativa”. Eu como pesquisador na área de florais de Bach, sempre alerto, é importante utilizá-los com a intensão de complementar e não substituir, um medicamento ou tratamento médico. Nota de Daniel C. Mazzo – Terapeuta.
Você precisa fazer login para comentar.