Daniel Mazzo

Floral de Bach: como dr. Edward Bach desenvolveu esse sistema

O sistema floral de Bach é um sistema de 38 florais de Bach, que são naturais e todos são preparadas a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres.

Preparação de uma essência floral pela Healigherbs. Crédito: Julian Barnard

Preparação de uma essência floral pela Healigherbs. Crédito: Julian Barnard

Preparação do sistema floral de Bach:

Um floral de Bach é preparado com água mineral, brandy de uvas [conhaque – para conservação do produto] e as essências de flores da natureza escolhidas e selecionadas pelo dr. Bach.

Colheita das flores

–    Utilizadas as mesmas plantas que o dr. Bach descobriu na Inglaterra;

–    As flores são colhidas por volta das oito horas da manhã;

–    São flores de várias árvores do mesmo tipo;

–    Usa-se uma folha para colher a flor (para não ter contato com as mãos);

–    Após a colheita, utiliza-se o método solar ou de fervura para a extração da essência mãe.

Técnicas que dr. Bach ensinou para elaboração do sistema floral de Bach e utiliza-se até hoje:

Método solar

Vinte espécies de flores que florescem na primavera e verão são preparadas por método solar: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água pura de nascente).

As flores são colocadas numa cuba de cristal; coloca-se água da fonte até encobri-las; a cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre as mesmas durante aproximadamente 3 horas. O dia têm que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto em nenhum momento.

Método de fervura

São preparados através do método de fervura, os brotos de árvores, arbustos, plantas e flores de dezoito espécies de flores que florescem no outono e inverno: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.

As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por trinta minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.

Em ambos os casos, após esses procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy de uvas e 50% da solução coada. Está feita a essência mãe.

Preparação do frasco de estoque

A preparação consiste na adição de brandy de uvas (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque, com validade de cinco anos. Há vários laboratórios na Europa que preparam essas essências.

Preparação do frasco diluído

O frasco diluído contém 70% de água mineral, 30% de brandy de uvas (conhaque envasado em tonéis de carvalho) em estações quentes, e 80% de água mineral, 20% de brandy de uvas (conhaque envasado em tonéis de carvalho) em estações mais amenas, e duas gotas do frasco de estoque de cada essência floral para 30ml e quatro gotas para 60ml (no caso do Rescue são necessárias quatro gotas).

Pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a 15% na solução com água mineral para pacientes com intolerância ao álcool ou pacientes com diabetes. Há também outro conservante, muito utilizado para crianças, a glicerina, que deverá ser usada a 5% na solução de água. O frasco pode ser de 30ml ou 60ml, de vidro esterilizado, de cor âmbar com bulbo de látex e cânula de vidro.

Há usuários que tomam, a partir deste este frasco, a diluição de quatro a sete gotas, quatro vezes ao dia; na Inglaterra, é comum diluir antes e apenas 2 gotas num copo com água e tomar durante o dia.

A posologia, a conservação, a validade e as suas contra-indicações

O efeito dos florais de Bach não dependem da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia; assim, alguns profissionais recomendam tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável. No entanto, alguns profissionais afirmam que se pode tomar o remédio na hora que se lembrar (caso esqueça de toma-lo no momento indicado), mas que não devem tomar doses acumulativas (por ex.: oito gotas por vez).

O uso pode ser sublingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. De vez em quando, bater o frasco contra a palma da mão (mais ou menos dez vezes) antes de usa-lo. Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isto afetaria o gosto, se bem que não afetaria a eficácia do remédio.

Manter o frasco bem fechado e o floral longe do calor, luz e  umidade como qualquer outro produto natural, homeopático ou medicamento alopático.

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas de países com climas mais quentes, a validade do floral é, geralmente, de trinta dias (ver data de validade no rótulo). Em países de clima mais frio, a validade pode chegar até noventa dias.

O sistema floral de Bach, em qualquer essência, pode ser administrado juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos. Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados, por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, os florais de Bach podem ser preparadas com vinagre de maçã natural. Veja o que diz o dr. Edward Bach em relação a indicação dos florais: “As flores mencionadas podem ser empregadas juntamente com qualquer tratamento ortodoxo ou acrescentadas a qualquer outra prescrição, pois aceleram e ajudam o tratamento em todos os tipos de casos, agudos ou crônicos.

Laboratórios que produzem os florais

Atualmente, existem vários laboratórios no mundo  que desenvolve o sistema floral de Bach. Vou comentar as duas que mais confio e que possuem filosofias bastante alicerçadas no trabalho do Dr. Edward Bach e que produzem florais de Bach de altíssima qualidade:

Florais de Bach Healingherbs:

O sistema floral de Bach Healingherbs é preparado a partir de plantas silvestres, em suas condições naturais, seguindo rigorosamente as instruções deixadas pelo dr. Bach. Em seu preparo é utilizado conhaque orgânico francês, em mais uma preocupação do produtor em garantir a qualidade destes remédios.

Sistema floral de Bach preparado no Bach Centre, e produzido no Laboratório Nelson`s Natural World:

Tal como dr. Edward Bach, acreditamos que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis: uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural.

Onde comprar o sistema floral de Bach e suas essências?

É possível adquirir o sistema floral de Bach, dividido em 38 essências estoque ou diluídas, veja a indicação:

Healing  Essências Florais  – Clique neste link para ser direcionado à página.

Caso preferir comprar os florais diluídos, é possível adquiri-los através de uma farmácia de homeopatia, ou, consultando um terapeuta floral. Veja como marcar uma consulta.

Tags: floral de Bach, sistema floral de Bach, floral de Bach quais são, o que é um floral de Bach, floral de Bach para que serve.

Sair da versão mobile