Daniel Mazzo

Essência floral, informações de como é realizada sua preparação

Primeiramente, para preparar uma essência floral, o produtor colhe as flores e as deposita em uma vasilha contendo água. Essas flores ficam sob a luz do sol durante algumas horas.

Por fim, neste período, as flores fazem a transferência de informações vivas e inerentes de cada tipo de planta para a água.

Afinal, a água da fonte é um veículo capaz de guardar essa memória.

A colheita é realizada no auge de sua floração, pois é o momento que se manifesta toda a exuberância e potencial da planta.

Dessa forma, se obtém a plena expressão do potencial de ação de uma essência floral.

Preparação de uma essência floral. Crédito da foto: Mother`s Garden

Logo após, as plantas são devolvidas à terra, naturalmente. Em seguida, é adicionado à água, “brandy (conhaque) de uva”, com a finalidade de evitar qualquer tipo de contaminação.

Este conteúdo [essência floral já pronta] poderá guardar essas impressões por muito tempo. Este trabalho tem a finalidade de confeccionar a “essência mãe“, no qual o produtor irá enviar à um laboratório para confecção das essências estoque.

O produtor também poderá ter os equipamentos próprios para a elaboração da essência floral estoque.

Afinal, o que é uma essência floral estoque?

Pois bem, a essência estoque é um floral concentrado que pode ser envasado em frascos de 7,5 ml, 10 ml, 20 ou até 30 ml. No entanto, vai depender da marca ou tipo de sistema floral elaborado. Os frascos são de cor âmbar e devem ser protegidos de luz e calor excessivo, como qualquer medicamento.

Dependendo do sistema, essas essências concentradas são importadas diretamente da Inglaterra, Austrália, França, Califórnia e outros países.

Existem também laboratórios que produzem florais aqui no Brasil. A partir daí, as farmácias homeopáticas fazem a segunda diluição, para preparação dos frascos de tratamento que são receitadas pelos terapeutas.

Como é feito o preparo de uma essência floral no frasco de tratamento? 

Denomina-se segunda diluição -, os  frascos que são preparados com as fórmulas individuais a partir das soluções “estoque”.

O número de essências florais para cada diluição em um frasco de tratamento varia muito. Em regras gerais, é conveniente a manipulação de, no máximo, 6 diferentes flores [essências].

Elas podem ser de um único sistema, como no caso os do sistema floral de Bach ou em combinação com outros, como florais de Bach juntamente com alguns florais da Califórnia, florais Australianos ou outros sistemas.

O efeito será mais visível e forte quando a combinação contiver menos essências. É exatamente por esse motivo que recomenda-se procurar um terapeuta floral. Ele sabe indicar com mais precisão a fórmula mais conveniente para o cliente.

Quais são as características do frasco pra manutenção e manuseio da essência floral?

O frasco de tratamento é também de vidro, na cor âmbar, que também deve ser protegido de luz intensa e calor excessivo. Neste frasco, a farmácia de manipulação insere 70% de água mineral, 30% de brandy e acrescenta na solução, de 2 a 4 gotas de cada essência floral estoque, de acordo com a recomendação terapêutica.

Geralmente, a indicação é consumir o frasco de tratamento, pingando 4 gotas sobre à língua, ou em um pouco de água, de 4 a 6 vezes ao dia. Essa indicação pode variar de acordo com a recomendação terapêutica.

Onde posso adquirir uma essência floral?

Uma essência floral estoque, pode ser adquirida em importadoras, como a importadora Essências Florais. Clique neste link para ser redirecionado à página. Assim como na importadora Healing Essências Florais, clique aqui para ser redirecionado à página.

Como funcionam os florais?

Sair da versão mobile