Daniel Mazzo

Terapia complementar: a terapia floral é uma delas e vem obtendo ótimos resultados

A terapia complementar é uma forma de tratar vários problemas de saúde. Portanto, faz parte da definição do conceito como o próprio nome denomina: complementa e não substitui tratamentos em geral. Isso é muito importante ser comentado nesse texto.

A finalidade da terapia complementar é unir forças com a ciência, e não substituir um tratamento pelo outro. Por isso que alguns autores preferem usar o termo terapia integrativa, e conceituam que é importante agregar tratamentos a um determinado problema, minimizando sintomas.

Assim, o uso de florais como terapia complementar em saúde vem sendo disseminado a cada dia. Veja o que um pesquisador comenta a respeito dela:

Angélica

Título original: Complementary Therapie: Other therapies

Título em português: Terapia complementar: Outras terapias

The Pharmaceutical Journal | UK | vol 261 | 28 September 1998 – Barnes, Joanne

O autor, que é pesquisador no Departamento de Terapia Complementar da Universidade de Exeter, estudou inúmeras terapias complementares, entre elas, a medicina chinesa, ayurvédica, a tradicional medicina antroposófica, reflexologia e também a terapia floral.

Após apresentar um breve relato do dr. Edward Bach e suas descobertas, Joanne Barnes observa que embora existam muitos relatos sobre os benefícios dos remédios florais, há uma surpreendente falta de pesquisa experimental e clínica. Em 1998, existiam apenas dois estudos controlados – os de G Rühle [erroneamente referido como G Von Rühle] e Weisglas.

A ciência ainda têm que fazer observações a respeito da terapia floral, bem como obter dados e informações. Por certo, em primeira análise, a teoria é bastante positiva e otimista.

Os florais como terapia complementar

É interessante comentar, que a terapia floral funciona muito bem como terapia complementar de tratamentos psicológicos. Afinal, auxilia, e muito,  inúmeros tipos de tratamentos médicos, nas quais o paciente pode melhorar de sintomas de qualquer doença, pois a pessoa fica mais equilibrada emocionalmente.

Por exemplo, tratando um paciente que sofre de doença de Parkinson com psicoterapia, florais de Bach como terapia complementar, fisioterapia, fonoaudiologia e o tratamento médico convencional. Sem dúvida, mesmo sendo uma doença degenerativa do sistema nervoso central e sem cura (ainda), é possível sentir alívio dos tremores, mediante a melhoria da qualidade de vida do paciente.

O autor comenta a esse respeito, pois é muito importante legitimar os florais de Bach e tantos outros sistemas florais como ciência, aliviando a demanda da medicina tradicional e distribuindo esta benéfica terapia como forma de alívio e tratamento de inúmeros problemas de saúde. Portanto, tanto os florais de Bach como outros tipos de florais se enquadrarão na modalidade de terapia complementar e integrativa.

Tags: terapia complementar, terapia integrativa.

Sair da versão mobile