Daniel Mazzo

Terapeuta holístico. O terapeuta floral também é considerado um deles?

Sim, tanto o terapeuta floral, como na maioria dos profissionais que atuam com terapias complementares e integrativas, têm uma visão holística e mais completa do ser humano.

Por isso esse profissional é chamado de terapeuta holístico.

O que significa a palavra “holístico” e como trabalha um terapeuta holístico?

O significado da palavra “holístico” vem do grego “holos”, que significa “inteiro”, “todo” ou “totalidade”. Portanto, holístico é o que vê o todo levando em consideração as partes e suas inter-relações.

De acordo com a literatura, podemos considerar o seguinte a respeito do trabalho de um terapeuta holístico:

“Para resolver o problema específico, você terá que ter uma visão holística sobre o problema maior”.

O terapeuta holístico e a promoção de saúde integral

Só como exemplo, vamos supor que a pessoa tenha uma “gastrite” e toma antiácidos, sem solução. Muitas vezes, esse sintoma pode ser sanado, tratando por exemplo, a causa do problema, como uma desarmonia no trabalho.

Por isso que o terapeuta holístico une forças com a medicina tradicional. O paciente trata o efeito com medicamentos alopáticos ou com o que houver de melhor que a ciência pode oferecer no momento. A partir daí, busca-se tratamentos complementares, procurando entender seu problema de forma mais ampla.

O terapeuta holístico também procura promover a saúde, prevenindo as desarmonias tão corriqueiras em nossas vidas.

É recomendado procurar o terapeuta holístico em quais circunstâncias?

Em qualquer situação. Muitas vezes, mesmo que a doença tenha assumido muito o controle ou se houver qualquer outro empecilho que cause desconforto para o indivíduo, o terapeuta holístico usará todos os recursos necessários que dispõe, para que a pessoa sinta-se bem, com a finalidade de melhorar vários aspectos de sua vida.

Logicamente, o parágrafo acima é apenas uma explicação bastante sucinta, pois há causas não orgânicas, mas também existem problemas eminentemente físicos, que podem ser desencadeados através de “gatilhos” ambientais, genéticos ou muitos outros. Mesmo com problemas orgânicos, consultar um terapeuta holístico também é bastante recomendável e conveniente.

Muitas vezes, os sentimentos e emoções por traz de uma doença precisam ser tratados, melhorando a qualidade de vida da pessoa que tanto necessita, naquele momento.

Concluindo, o terapeuta floral é um terapeuta holístico.

Como faço para marcar uma consulta de terapia floral?

Sair da versão mobile