Daniel Mazzo

Medicina natural na prática. A terapia floral de Bach é uma delas?

Resumo

Este artigo tem a finalidade de propor um modelo de medicina natural com uso dos florais de Bach, considerando as dificuldades da sociedade contemporânea, cada vez mais complexa com o progresso industrial e tecnológico. Assim, influencia seus costumes e coloca o homem frente a tensões sociais e a necessidade de readaptação à frustração, para resolver novos conflitos, novos distúrbios orgânicos ou psicológicos, enfim, levando-o a procurar outras alternativas de tratamento.

 

Elm

Elaine Cristina de Jesus
Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem.
Maria de Jesus Pereira do Nascimento
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Orientadora.

Assim, os remédios florais de Bach fazem parte de uma modalidade de medicina natural. Portanto, eles constituem uma forma de tratamento que utiliza a energia das flores silvestres para combater as emoções negativas que provocam doenças. Agem suavemente, produzindo transformações sutis nos veículos mais profundos do ser e determinando alterações positivas nos afetos, nos impulsos e condições psíquicas.

Então, conclui que o interesse pela medicina natural é crescente no mundo inteiro, não estando limitada a uma determinada classe social, áreas rurais ou regiões menos desenvolvidas.

Descritores: terapia alternativa; naturopatia e florais; medicina natural.

Metodologia

Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, realizado por meio de uma revisão bibliográfica, com base nos descritores selecionados nos DECS na Base de Dados LILACS da BIREME. Medicina natural; medicina alternativa;  enfermagem e terapia floral. Foram encontrados 10 artigos na base de dados BIREME e utilizados quatro neste estudo -, e ainda cinco livros e uma tese, no período compreendido entre 2004 a 2005, todos em língua portuguesa.

Conclusão

A utilização dos florais de Bach como terapia complementar na prática profissional do enfermeiro, será um avanço frente às dificuldades e complexidades que hoje o indivíduo enfrenta na sociedade. Afinal, sua aplicação é praticável em todas as especialidades da área da saúde, auxiliando tanto na recuperação de doenças, como prevenindo desequilíbrios de ordem emocional e mental -, é de se esperar que a comunidade científica possa aceitar definitivamente essa terapia.

A assistência de enfermagem atuará com base no paradigma holístico, onde o homem é considerado tanto no seu aspecto psicológico, espiritual, fisiológico, quanto em relação ao seu meio ambiente. Portanto, nessa abordagem, será possível identificar as manifestações desarmônicas do padrão do campo energético do paciente e das relações estabelecidas entre este e seu meio ambiente.

Enfim, essa medicina natural vai muito além de sintomas e queixas; aliás, é a compreensão da criatura humana em sua maravilhosa complexidade.

Referências bibliográficas

1. Bontempo M. Medicina Natural. São Paulo: Nova Cultural, 1992.
2. Noronha M. O sucesso das medicinas paralelas. Arq Catarinense Med 1990; 143-46.
3. Patricio MZ. Repensando paradigmas de saúde. Texto Contexto Enferm 1992; 142-51.
4. Tavares C. Iniciação à visão holística. Rio de Janeiro: Nova Era; 2000.
5. Hirata MC. Florais de Bach – uma abordagem na enfermagem segundo Martha Rogers. Rev Baiana Enferm 1993; 28-46.
6. Bach E. Os remédios florais do Dr. Bach, – Cura-te a ti Mesmo. São Paulo: Pensamento; 1990.
7. Vasconcelos EMR. Uso dos florais de Bach por indivíduos na terceira idade em fase depressiva: assistência de enfermagem. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1997.
8. Silva MJP. Os florais de Bach e o paciente cirúrgico. Rev SOBECC 2001; 6-7

Artigo obtido Revista de Enfermagem Unisa. da Jesus EC, Nascimento MJP. Florais de Bach: uma medicina natural na prática. 2005; 6: 32-7.

Como faço para marcar uma consulta de terapia floral?

Artigo completo: Veja o artigo completo clicando neste link.

Sair da versão mobile