Daniel Mazzo

Gorse, o floral indicado para quem desistiu de lutar

Gorse

Gorse

O floral Gorse foi colocado pelo dr. Bach no grupo da “insegurança”.

Característica da planta:

Gorse [Ulex europeus] é uma planta que consegue atravessar o rigoroso inverno na Europa e no final desta estação já começa a se tornar florida, em geral, todas as plantas ao seu lado estão mergulhadas na aridez e no frio do inverno. A planta possui espinhos que protegem de insetos ou animais de ataques para ela poder crescer.

Afinal, como a planta pode ajudar o ser humano?

Gorse é um floral que dá uma boa animada naquelas pessoas que estão resignadas com “seus destinos”, isto é, que acreditam que nada pode mais ser feito por elas em nenhuma situação, devido à isso, as “redes neurais” dessa pessoa vão se fortalecendo nesse modo de viver, e torna-se ainda mais difícil sair do conflito. Dr. Bach, com certeza, presenciou e sensibilizou-se com seus pacientes que agiram desse modo, e que acabaram desistindo de lutar pela sua saúde.

Dr. Edward Bach comentou em poucas palavras, mas com muita profundidade: “…em todo processo de cura deve haver um desejo por parte do paciente de melhorar…”[1] por isso que Bach resolveu encontrar um floral como Gorse, pois muitos pacientes dele esmoreceram, sem desejo de melhora.

E completa Bach em outro texto:

“Devido a grande desesperança, as pessoas que necessitam desta essência floral acreditam que nada mais pode ser feito por elas. Sob persuasão ou para agradar os outros, elas podem experimentar diversos tratamentos, mas ficam o tempo todo dizendo aos que as rodeiam que há pouca esperança de alívio.” [2] Dr. Edward Bach

Veja a descrição original (em inglês) de Edward Bach:

“Very great hopelessness, they have given up belief that more can be done for them. Under persuasion or to please others they may try different treatments, at the same time assuring those around that there is so little hope of relief.” Dr. Edward Bach

Observação importante:

Conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach, bem como os outros, tratam as pessoas e não determinados sintomas específicos. Desse modo, a apresentação acima mostra uma ideia do floral. Nesse sentido, em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, com o intuito de obter uma assertividade maior em relação ao floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Para ver os demais florais de Bach, clique aqui.

Referências bibliográficas:

1.  Collected Writings of Edward Bach;  Bach Educatiional Programme; Pág. 108; Julian Barnard e Martine Barnard; 1987.

2. A Terapia Floral, escritos selecionados de Edward Bach; Sua filosofia, pesquisas, remédios, vida e obra; Pág. 151; 8º Edição; Ed. Ground; 1991.

Tags: Gorse, Gorse floral, floral Gorse, floral de Bach Gorse

Sair da versão mobile