Daniel Mazzo

Florais para ansiedade: efeito dos florais para esses indivíduos

Um estudo científico sobre florais para ansiedade foi realizado na Universidade de São Paulo, no departamento de enfermagem dessa instituição, veja a pesquisa:

Cherry Plum

Cherry Plum

Léia fortes Salles (1); Maria Júlia Paes da Silva (II)

Efeito das essências florais em indivíduos ansiosos

(I) Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.

(II) Enfermeira. Professora Titular do Departamento Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Diretora do Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.

Objetivo

Investigar os efeitos dos florais para ansiedade. Veja a lista dos florais estudados: Impatiens, Cherry Plum, White Chestnut e Beech em pessoas ansiosas.

Métodos

Estudo de natureza quantitativa, ensaio clínico randomizado, duplo cego. Os dados foram coletados entre maio e agosto de 2010 com 34 trabalhadores do Centro de Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde da Fundação Zerbini. A ansiedade foi avaliada por meio do Inventário de Diagnóstico da Ansiedade Traço – Estado em dois momentos diferentes, no início e final da intervenção.

Introdução

A ansiedade é um dos comportamentos mais relacionados com as doenças psicossomáticas. Métodos que minimizem este tipo de comportamento certamente ajudarão na prevenção de inúmeras doenças que tenham origem nos fatores emocionais.

Nas bases de dados, foram encontradas poucas pesquisas controladas sobre florais para ansiedade e, desta forma, este estudo objetiva observar os efeitos das essências florais nesse comportamento.

Este trabalho visa fortalecer a terapia floral como prática complementar na área da saúde e beneficiar os portadores do comportamento ansioso, para que seus efeitos deletérios sobre a saúde possam ser minimizados.

Resultado

Como resultado observou-se que o grupo que fez uso das essências florais teve uma diminuição maior e estatisticamente significativa no nível de ansiedade em comparação ao grupo placebo.

Conclusão

Concluiu-se que as essências florais (florais de Bach) tiveram efeito positivo na diminuição da ansiedade.

Descritores:  florais para ansiedade, florais ansiedade, florais para ansiosos, florais para pessoas ansiosas.

Artigo completo: veja o artigo completo clicando neste link.

Sair da versão mobile