Daniel Mazzo

Florais de Bach para Animais. Avaliação dos efeitos centrais

Os florais de Bach fazem muito bem aos nossos mascotes.

Os florais de Bach fazem muito bem aos nossos mascotes.

Avaliação dos Efeitos Centrais dos Florais de Bach em Camundongos através de Modelos Farmacológicos Específicos
Evaluation of central effects of Bach Flowers Remedies in mice using specific pharmacological models
Márcia M. De-Souza (I),*; Milene Garbeloto (I); Karin Denez (II); Iriane Eger-Mangrich (I)

(I) Núcleo de Investigações Químico Farmacêuticas, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí, Rua Uruguai 458, Centro, 88202-302, Itajaí, SC, Brasil
(II) Curso de Naturologia Aplicada, Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Av. Pedra Branca 25, 88132-000, Palhoça, SC, Brasil

Florais de Bach em animais, avaliação

Os florais de Bach constituem um método complementar de tratamento usado largamente na terapêutica de várias patologias em muitos países. Afinal, estes remédios florais são reconhecidos como tratamento natural pela OMS desde 1956. Embora seus mecanismos de ação não tenham sido totalmente elucidados, eles vêm sendo indicados no tratamento de várias doenças neuropsiquiátricas.

Enfim, o objetivo do presente trabalho foi detectar possíveis efeitos centrais dos remédios florais em modelos farmacológicos utilizados na pesquisa de substâncias com efeitos ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos e neurolépticos. Portanto, camundongos receberam um tratamento agudo via oral, (0,45 mL) 1 hora antes dos testes.

Resultados do estudo

Os resultados mostraram que os florais Gorse, juntamente com White Chestnut, Agrymony e Vervain exibiram perfis antidepressivo e hipnótico, respectivamente. No modelo de ansiedade, foi detectado efeito ansiolítico do floral Agrymony. Entretanto, não foram observados efeitos neurolépticos do floral Clematis.

Os resultados nos levam a sugerir que os efeitos centrais dos florais de Bach em animais avaliados, podem ser parcialmente detectados através de modelos farmacológicos utilizados na pesquisa de agentes psicotrópicos.

Unitermos: remédios florais de Bach (RFB), florais para animais, florais para depressão, florais para ansiedade, esquizofrenia, florais para insônia, florais de Bach para animais.

Conclusão

Embora a terapia floral de Bach esteja sendo indicada para o tratamento das doenças neuropsiquiátricas, os estudos científicos sobre o assunto são escassos na literatura -, os poucos que existem e que foram publicados em revistas indexadas, recebem críticas ferrenhas enfatizando um possível efeito placebo. Por outro lado, em espécies onde os florais são utilizados com êxito (os animais na clínica veterinária), o efeito placebo é descartado, uma vez que os mesmos são desprovidos de elementos neurofisiológicos responsáveis pela auto-sugestão (Chancellor, 2000).

Desta forma, o efeito terapêutico dos florais ainda não foi esclarecido, mas é passível de comprovação científica. No presente estudo, por meio dos resultados obtidos, reconhecidamente pode-se sugerir que os efeitos centrais dos florais de Bach podem ser detectados através de modelos farmacológicos específicos como ocorre com os fármacos terapeuticamente reconhecidos.

Artigo completo: veja o artigo completo clicando neste link.

Onde comprar florais de Bach para animais

Os florais de Bach para animais são os mesmos florais para humanos, a empresa indicada é a Healing Florais. Clique aqui para ser redirecionado à página da empresa. 

Obs: Há dois livros no mercado sobre florais de Bach para animais, veja:

Remédios florais de Bach para cães – Marin J. Scott – Pensamento – Disponível na Livraria da Folha

Remédios florais de Bach para animais – Graham, Helen – Pensamento – Disponível na Livraria Saraiva

Sair da versão mobile