Daniel Mazzo

Eficácia do creme floral de Bach na Síndrome do Túnel do Carpo – um estudo piloto.

Ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, estudo realizado nos sintomas e sinais da síndrome do túnel do carpo. Utilizou-se um creme floral de Bach com a finalidade de testar sua eficácia.

Métodos

O estudo com o creme floral de Bach foi randomizado em 3 grupos paralelos. Quarenta e três pacientes com quadros leves a moderados de síndrome do túnel do carpo. Durante a “espera” para a opção cirúrgica: placebo (n=14), cego BFR (n=16), e nonblinded BFR (n=13). Portanto, esses grupos foram tratados durante 21 dias com placebo tópico ou um creme floral de Bach.

Resultados do uso do creme floral de Bach

Como resultado, houveram melhorias significativas observadas na gravidade dos sintomas auto-relatados e a intensidade da dor favorável a grupos BFR com grandes tamanhos de efeito (r 2 parcial>0,40).

Além disso, todos os sinais observados durante o exame clínico mostraram melhorias significativas entre os grupos, bem como sintomas de dor, dor noturna e formigamento (& Phi>0,5).

Finalmente, houveram diferenças significativas entre os grupos BFR cego e nonblinded para sinais e dor registradas no exame clínico, mas não em auto-relatos.

Conclusão

Conforme aponta o estudo, o creme floral pode ser uma intervenção eficaz no tratamento da síndrome do túnel do carpo leve e moderada.

Autores

Rivas-Suárez SR 1, Águila-Vázquez J 2, Suárez-Rodríguez B 2, Vázquez-León L 2, Casanova-Giral M 2, Morales Morales-R 2, Rodríguez-Martín BC 3.

Informações sobre os autores

1 University Medical “Serafín Ruíz de Zárate Ruíz” de Villa Clara, Santa Clara, Cuba Hospital Universitário “Arnaldo Milián Castro,” Santa Clara, Cuba sairars@ucm.vcl.sld.cu.

2 University Hospital “Arnaldo Milián Castro,” Santa Clara, Cuba.

3 Central University “Marta Abreu” de Las Villas, Santa Clara, Cuba.

Referência bibliográfica do estudo:

Flower Remedies on Carpal Tunnel Syndrome: A Pilot Study. J Evid Based Complementary Altern Med. 2017 Jan;22(1):18-24. Epub 2015 Oct 11. Para consultar o estudo, clique nesse link.

Palavras chaves:

Floral rescue cream, florais de Bach; creme floral de Bach, cremes florais de Bach, floral creme emergencial.

Sair da versão mobile